BEM VINDOS AO NOSSO BLOG


Pra vocês que gostam dos temas ufo e arte, aqui é o lugar certo!!!
nosso objetivo é divulgar notícias relacionadas ao tema ufo, curiosidades, atualidades e compartilhar diversas artes visuais.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

"CIÊNCIA E ARTE "

"Semelhanças, diferenças entre magia, ciência e arte"

Magia-a primeira ciência do homem
 cada tecnologia, cada arte, cada ciência possuí uma aria de estudos própria.



Mas no tempo do homem das cavernas, quando a primeira cultura intelectual do ser humano estava a formar-se, o ser humano procurou encontrar respostas para os acontecimentos que o rodeavam.
Para os primeiros homens os acontecimentos climatéricos , o dia, a noite, a vida, a morte eram mistérios que ultrapassavam a compreensão humana, e na busca por uma resposta foi criada a magia.
Na atualidade a magia é vista como uma crença religiosa que se baseia no logro e no engano para roubar quem nela acredita, ainda assim existe. Mas no tempo do homem das cavernas a máxima expressão de cultura era o ritual mistico e a magia era suprema (e unica) das ciências. 
Em nossos tempos aparecem mais formas de ver e fazer novas comparações com a ciência e a arte. Como as criticas feitas, as

 semelhanças e diferenças entre os poetas e cientistas que têm sido motivo de muita controvérsia. C. P. Snow transita por os dois lados e concluiu que eram culturas incompatíveis. Outros dizem que são apenas duas facetas do mesmo cristal. Minha teoria é de que a arte e a ciência são essencialmente indistinguíveis.
O trabalho intelectual de poetas e cientistas é talvez o modelo clássico de atividade criativa, não é de admirar, muitos estudiosos dizem que a arte e a ciência são filhos do mesmo ingênio
. Foi ele próprio um cientista, Niels Bohr, que disse que o oposto de uma grande verdade também é uma grande verdade.
Nem a ciência nem arte procuram o sentido da realidade, mas apenas o que é o mundo. Elas fazem isso de diferentes maneiras. Emoções, por exemplo, ausência de necessidade nas hipoestesia  teorias e artigos científicos, são ingredientes essenciais para o trabalho do poeta. Redação científica é o espaço escasso é frio e inflexível onde o cientista-escritor é proibido de experimentar com o significado das palavras, este é um roteiro cujo objetivo não é atingir a sensibilidade, mas sim a inteligência. As sentenças são inequívocos científicas, objetivas e impessoal. Escrita literária, no entanto, é feliz experimental, quente, cheio de imagens, impressões e metáforas. Interessado nos pensamentos, sentimentos e experiências, a retórica literária é pessoal, subjetiva e incerta, como a natureza humana.
A letra cientifica informa, a literária transforma. Um quer notificar, o outro comover,  O leitor sabe que um escrito, artigo, científico não é uma invenção, quem leu ficção sabe que o autor é um fingidor de mundos. Talvez os escritos científicos surpreendam pelo improvável fundo estático de seus conceitos. Por exata, a frase "O DNA é a molécula da hereditariedade" pode produzir temor, mas de acordo com Monterroso, que lê "Como Gregor Samsa acordou de manhã, depois de um sono agitado, foi encontrado em sua cama como um inseto gigantesco" , ele não tem mais de que lançar o livro ou lê-lo até o fim.


Ciência descobre, a arte transforma. Uma diferença significativa é que a ciência tem algo do que a arte não tem: sua extensão prática, tecnologia . Esta é uma diferença apenas de natureza utilitária. A tecnologia amplifica os nossos sentidos, a arte completa. O artista faz-nos ver com seu ponto de vista o essencial das coisas, o científico nos ensina o mundo e o separa da fantasia e da superstição. Não me lembro de nosso nascimento e não conhecemos nossa morte , a vida é um círculo que só a arte termina. A sonata ou um poema nos completam, porque, diz Arthur Schopenhauer, "a arte reproduz as idéias eternas, o Essencial e permanente em todos os fenômenos do mundo Enquanto as ciências são sempre obrigados a correr atrás de novos resultados, não encontrando jamais uma meta definitiva, a arte, ao contrário, encontra sempre seu                         
fim. "
Conheço cientistas que são formados e que ainda estão em execução, mas são artistas por vocação. Eu pensei que enlouqueceriam sem a sua ignorância profissional, sem essa incompletude que caracteristicamente os define, não tinha o abrigo da arte. Há poetas, nem muitos, aficionados a ciência, que sua sensibilidade também pode precisar de uma certa dose de razão, Proust ou Einstein ou Galileu não é mais ótimo que Cervantes. Ciência e arte são essencialmente indistinguíveis. Muitos filósofos especulam que a nossa língua é o limite do nosso mundo. Ciência e arte descobrem é inventam a nossa realidade, com a forma de transformar linguagens e fazer do nosso mundo um lugar melhor para se viver.

autor: investigador do Instituto Nacional da Nutrición Salvador Zubirán


"A coisa mais bonita que nós podemos experimentar é o mistério. É a fonte de toda arte e ciência verdadeira."

Albert Einstein



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...